• Vanessa Zulueta

Drops da Consciência - 06 A respiração na dança

O músculo que separa o tórax do abdômen (também chamado de diafragma), desempenha um papel muito importante na respiração. Funcionando como uma membrana, o diafragma "desce" na inspiração, para que o pulmão se encha de ar e "sobe" na expiração, para que o pulmão se esvazie.


Existem diversos "tipos" de respiração. Elas dependem das práticas aplicadas ao movimento do corpo e de algumas filosofias orientais, indianas, européias ou metodologias ligadas aos esportes.


Na dança clássica e acadêmica, utilizamos respirações curtas e geralmente pela boca, a fim que o ar entre e saia com maior velocidade. Nesse tipo de respiração, não mantemos o diafragma em atividade máxima, e sim, outros grupos musculares que auxiliam na leve compressão das costelas e elevação da cintura escapular. É uma postura específica que necessita de treino e prática.

Chamamos essa respiração "curta" de Apical, isto é, não envolve o abdômen na inspiração e expiração.


O primeiro passo é ter consciência corporal aplicada à técnica de dança. A respiração faz parte dessa técnica; envolve treinos, constância e repetições, até o nosso corpo se acostumar com essa "nova postura" corporal e respiração.


Se observe na frente do espelho e consulte um professor (a) para auxiliar você e tirar as dúvidas que podem vir a ser recorrentes.

Boas práticas :)


#dropsdaconsciencia #respiraçãoapical #respirarnadanca #dacaerespiracao #conscienciacorporal #diafragma #performancenadanca #vanessazulueta



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

VANESSA ZULUETA

Espirale-se através do Movimento

e-mail: va_cuca@yahoo.com.br

Instagram: @vanzulueta

Política de Cancelamento